Filho de peixe, peixinho é. Essa frase de sabedoria popular fará muito sentido em Pantanal. Na novela exibida pela TV Globo, Renato vai mostrar seu lado mais sombrio. O rapaz pressionará Tenório para que o pai conte seus planos. Tenório vai revelar ao filho que tem um plano de vingança contra algumas pessoas.
Tenório não aceita que foi traído por Maria Bruaca. Depois de expulsá-la de casa, o grileiro ameaçou Maria e o peão Alcides. Os dois sabem que correm risco de morte. Mas eles não são os únicos. Na fazenda de José Leôncio, Maria recebeu ajuda do rei do Pantanal para garantir parte dos bens de Tenório na Justiça.
O grileiro ficou revoltado com a situação e promete tirar a vida de José Leôncio e dos três filhos do fazendeiro: José Lucas, Jove e Tadeu. José Lucas será a primeira vítima de Solano, o capataz contratado por Tenório para colocar seu plano assassino em prática.
Tenório abre o jogo sobre Solano para Renato
Renato vai perceber que Solano não é uma pessoa comum visitando a fazenda do pai. O rapaz, com faro para o crime apurado, descobrirá a verdade sobre o matador de aluguel que está tentando se passar por peão. Neste momento, Tenório decidirá contar toda a verdade.
O grileiro explicará ao filho que Solano vai matar a família de José Leôncio. O bigodudo deixará claro para o filho que o objetivo com isso é se apossar das terras do rival. Renato vai dizer que não sabe como o pai pretende fazer isso. “Você ainda tem muito o que aprender”, dirá Tenório. Renato vai dizer ao pai que quer aprender e se oferecerá para ser ajudante de Solano.