Na novela Mar do Sertão, o acidente sofrido por Zé Paulino acabou virando a cidade de Canta Pedra de cabeça para baixo. A trama terá uma passagem de tempo de um ano após a tragédia. Com um herdeiro ainda bebê, Candoca aceitará subir ao altar com Tertulinho. Vale ressaltar que a bela não faz ideia que seu grande amor está vivo.
O playboy começou a colocar seu plano para conquistar a moça em prática, assim que o rival foi ‘enterrado’. Desde então, ele tem se dedicado a fazer visitas constantes para a mocinha após a tragédia que se abateu sobre a vida dela. Em breve, Dodôca ficará doente e acabará morrendo, deixando a protagonista sozinha com o filho.
Como se isso não bastasse, um agiota começará a cobrar uma dívida da moça. Ele argumenta que a costureira fez um empréstimo de alto valor antes de falecer e havia dado a casa como garantia. Antes de ser colocada para fora da sua própria casa, Candoca será presenteada. Tertulinho tomará as dores daquela que será sua futura esposa. O mauricinho pagará a suposta dívida e vai fazer de tudo para que ela fique sabendo disso.
Isso será suficiente para que o plano do vilão dê certo, e a moça ficará eternamente grata a ele. A protagonista ainda terá que lidar com outro acontecimento inesperado: uma gravidez. O personagem de Renato Góes prometerá ajuda e, chegará a comprar uma briga com sua mãe para namorar a moça simples.
Mas algo inesperado também acontecerá na vida do rapaz, ele vai ser expulso de casa pelo pai, que descobrirá os negócios que o filho tem com o agiota da cidade. Ele procurará Candoca, que começará a ter sentimentos por ele.
No próximo dia 5, a mocinha se casará com o mulherengo. Enquanto isso, Zé Paulino recupera a memória e retorna para a cidade natal, disposto a se vingar.