Nesta reta final da novela Pantanal, Solano acabará sendo descoberto e capturado pela comitiva de José Leôncio. O matador de aluguel que foi contratado por Tenório enfrentará dias difíceis enquanto ficar na fazenda do rei do gado, mas o sujeito encontrará uma forma de enganar o fazendeiro e também seus peões, conseguindo sair de lá livre.
Solano fará José Leôncio de trouxa e deixará o fazendeiro tão confuso que até ganhará um cavalo de presente. Esta confusão toda começará quando Zefa ouvir uma conversa de Renato com o jagunço, onde eles comentarão sobre o plano de acabar com a família do fazendeiro vizinho.
A empregada correrá para contar tudo a José Leôncio, que ficará sem saber o que fazer, só que Alcides decidirá agir por conta própria. O peão contará com a ajuda de Zaquieu para ir até o quarto do jagunço e o levarão como refém.
Zé Leôncio ficará chocado com a atitude da dupla, enquanto Solano garante que não tem nenhum envolvimento com o atentado a José Lucas, garantindo que é apenas um peão.
O rei do gado mandará soltar o suspeito e avisará a ele: “Ocê sabe quantos peão eu tenho só nessa fazenda? O suficiente pra num te dexá passá a primêra portêra se ocê tentá fazê arguma graça“. Esperto, Solano começará a chorar, inventará uma história triste e deixará o fazendeiro emocionado.
Tenório dará falta do jagunço e irá até a fazenda vizinha com os filhos para ver se eles sabem de algo e quando chegar lá, será avisado do ocorrido. Zerá será chamada e mais uma vez contará tudo que ouviu. Renato dará uma desculpa, garantindo que a empregada entendeu tudo errado.
Diante de tudo isso, José Leôncio ordenará que Solano seja solto e ainda dará um cavalo a ele de presente, achando que cometeu uma tremenda injustiça.
