Conhecido por ser um dos apresentadores populares mais conhecidos do Brasil, Carlos Massa, o famoso Ratinho, foi condenado pela Justiça, juntamente ao SBT, emissora em que apresenta seu programa, pelo fato de ter exposto uma criança vítima de abuso sexual.
De acordo com informações publicadas pelo colunista Rogério Gentile, do portal UOL, o valor a ser pago é de R$ 150 mil e será acrescido de juros e correção monetária, partindo da data inicial da ação judicial.
O caso, que aconteceu no ano de 2009, envolve uma reportagem sobre uma criança de cinco anos que teria sido vítima de violência por parte de um tio materno. A reportagem exibida pelo “Programa do Ratinho” afrontava uma ordem judicial, que proibia que o conteúdo fosse ao ar.
Os avós da criança afirmam que a história é triste e vexatória e que a exibição do conteúdo em cadeia nacional fez com que a família sofresse ainda mais. O caso que estava sendo discutido em âmbito familiar acabou se tornando um assunto na cidade, onde haviam comentários na escola, na igreja e no bairro em que família frequentava.
Em sua defesa, Ratinho e o SBT afirmaram no processo que os familiares haviam autorizado a abordagem do caso no programa e negou que tivesse realizado qualquer tipo de ofensa, excesso ou juízo de valor. Os advogados de Ratinho ainda afirmaram que havia por parte dos familiares da criança de “absurda tentativa de se enriquecerem ilicitamente”.
A Justiça recusou a argumentação e que houve “ausência de respeito à vida e à intimidade”, além de que uma ordem judicial foi ignorada. O caso não cabe recursos.