Zuleica contará toda a verdade sobre o pai de Marcelo em Pantanal. Em conversa com o filho mais velho e com Guta, a enfermeira abrirá o jogo sobre toda a situação. O verdadeiro pai de Marcelo era um cirurgião-chefe do hospital onde trabalhou.
O homem se interessou por Zuleica, mas começou a passar dos limites e a assediá-la. A enfermeira se tornou uma obsessão para o chefe e foi estuprada por ele. Marcelo ficará atordoado com o que ouviu e deixará o local. Guta ficará e continuará conversando com Zuleica.
A enfermeira explica que certa vez Tenório foi para cima do criminoso no hospital. O grileiro viu o médico assediando Zuleica e o ameaçou. A mãe de Marcelo explica, ainda, que o médico foi encontrado morto tempos depois, em um acidente de carro que saiu em todos os jornais da época.
O detalhe da morte é que o homem foi encontrado morto com o órgão genital dentro da própria boca. Guta perguntará se o pai tem alguma coisa a ver com o crime. Zuleica vai desconversar e explicar que nunca conversou sobre o assunto com Tenório.
Diante da verdade revelada para Marcelo, Zuleica ficará com medo que Tenório descubra tudo. Zuleica teme a reação do grileiro. Tenório sempre criou os três como se fossem seus filhos e a descoberta de que logo o mais velho não é seu pode revoltá-lo.
Pantanal está próxima de entrar no último mês. A novela da TV Globo está programa para ficar no ar até a segunda semana de outubro. O remake de Pantanal será substituído por Travessia, trama escrita por Glória Perez.