Desde que chegou na fazenda de José Leôncio, Zaquieu segue com a ideia firme de que se tornará um peão. O mordomo de Mariana tem contado com a ajuda de Alcides para aprender como se virar na lida. A amizade entre os dois vem aumentando a cada episódio, já que Alcides tem defendido Zaquieu de ataques homofóbicos.
Com a amizade consolidada, o amante de Maria Bruaca contará com a ajuda do mordomo para colocar fim à vida de Tenório. Na reta final da trama, os peões armarão uma emboscada para o grileiro, que acabará levando a pior. Ele será morto por Alcides, que cravará uma faca em seu estômago. O corpo do vilão será jogado no rio, ficando a cargo das piranhas.
Ao se envolver no triângulo amoroso para ajudar o amigo, Zaquieu poderá perder a vida. Renato, filho de Tenório, ficará transtornado ao saber sobre a morte do pai. O jovem receberá a informação errada de que o mordomo tirou a vida de seu genitor.
Cego de vingança., o filho de Zuleica pegará uma arma e irá atrás de Zaquieu, que nem imaginará o perigo que lhe aguarda. Já com o cozinheiro na mira, Renato será impedido por Juma, que o colocará para correr, salvando a pele de Zaquieu. A morte de Tenório será mais uma tragédia na vida de Zuleica.
A esta altura, a enfermeira já terá perdido o filho mais novo. Roberto será vítima de Solano, matador de aluguel contratado pelo próprio pai. O jovem descobrirá o plano macabro de Tenório para acabar com a vida de José Leôncio. Ameaçando entregar o pai e seu capanga, Roberto será morto por Solano, que jogará seu corpo no rio para que ele se afogue.