Nos próximos capítulos da novela Pantanal o Velho do Rio precisará entrar em ação novamente, o personagem de Osmar Prado desta vez ficará cara a cara com Solano e lutará com o pistoleiro.
O ancião encontrará o jagunço contratado por Tenório na tapera de Juma e se apresentará como uma alma penada para o criminoso. Morrendo de medo, o pistoleiro pegará sua espingarda e apontará para o protetor da menina-onça.
Solano entrará na novela Pantanal com a missão de matar Alcides, Maria Bruaca e também a família de José Leôncio. Tenório, a esta altura, estará morrendo de raiva e decidirá acabar com todos aqueles que de alguma forma o prejudicaram.
O pistoleiro logo fará sua primeira vítima, pois acertará um tiro em José Lucas quando o peão estiver andando a cavalo. O ex-caminhoneiro só não morrerá sozinho na mata porque será socorrido pela entidade.
A família de José Leôncio começará a suspeitar que Tenório foi quem mandou matar Zé Lucas e por isso o grileiro fingirá que demitiu Solano, mas dirá ao jagunço que é para continuar com o plano macabro.
O sujeito irá se esconder na tapera de Juma e ficará lá, planejando seu próximo passo, mas o Velho do Rio aparecerá por lá e dará um baita susto no criminoso.
Ele perguntará quem é o ancião e a entidade responderá: “Eu vim lhe seguindo faz tempo. Tou aqui pra lhe dar um conselho: essa arma aí não pode ser disparada ôtra veiz aqui por essas bandas. Se for, ocê morre”.
Solano apontará sua arma para o ancião, mas o Velho do Rio se transformará em sucuri e começará a lutar com o matador de aluguel, se enrolando no pescoço dele.
