O Velho do Rio (Osmar Prado) é uma entidade que aparece em diversos momentos de Pantanal. Seja em forma de sucuri ou de gente, o protetor do bioma brasileiro já deus as caras para Juma (Alanis Guillen), Jove (Jesuíta Barbosa) e até Tenório (Murilo Benício), que levou um grande susto quando viu como uma cobra.
José Leôncio (Marcos Palmeira) que é filho do encantando nunca o viu, nem em um retrato tirado por Joventino. O motivo do porquê ele não aparecer para o Rei do Gado é simples, mas a culpada disso tudo é ninguém menos do que Filó (Dira Paes).
Filó é culpada por José Leôncio não ver Velho do Rio
A entidade deve ficar afastada das ligações de sua antiga vida, apesar de ter uma proximidade com o neto. Nesse mesmo tempo, não vê a necessidade de proteger José Leôncio, uma vez que Filó, a fiel e grande companheira do Rei do Gado, já faz isso com maestria.
O encantado refletirá sobre a condição de Zé Leôncio quando ouvir Zefa (Paula Barbosa) questionará sobre as teorias do Velho ser pai ou não do patrão. Filó lhe responde que mais de uma pessoa que o viu diz que ele é sim. A moça fica intrigada e diz que se fosse ele, o filho seria a primeira pessoa a procurar.
Filó concorda com a funcionária e que é a mesma coisa que o companheiro acha. À espreita, o encantando lamentará que dá uma grande saudade de ficar longe do herdeiro e reflete sobre a parceira do filho. “É, Filó… Ocê é uma grande companheira. Fosse outra, eu não teria ficado longe esses anos tudo”, dirá por fim.
Velho do Rio e José Leôncio em Pantanal
Se a nova versão de Pantanal seguir fielmente o desfecho de José Leôncio e o Velho do Rio, como na versão de 1990, os dois só se encontrarão no final. O fazendeiro morrerá depois de finalmente se casar com Filó, encontrando o pai no outro plano e herdando o posto de protetor do bioma da natureza.