Irma (Camila Morgado) será abandonada grávida por Trindade (Gabriel Sater) em Pantanal. O violeiro avisará a sua ‘princesa’ que precisa partir pelo bem dela e do filho que estão esperando, deixando-a desoladas. Porém, o destino guarda bons momentos para a ruiva.
Depois de ser abandonada pelo peão, a tia de Jove (Jesuíta Barbosa) receberá uma proposta vinda de José Lucas (Irandhir Santos). O ex-caminhoneiro terá retornado de São Paulo, depois de abandonar a ex-noiva Érica (Marcela Fetter) praticamente no altar.
Irma será abandonada em Pantanal
Em cenas previstas para ir ao ar em breve, Trindade e Irma terão uma última noite de amor juntos. O violeiro dirá para a sua ‘princesa’ que precisará partir, mas garante que volta para o nascimento da criança. Sozinha, fica sem rumo na vida e continua morando nas terras do cunhado.
Inesperadamente, uma proposta vem de onde ela menos espera. José Lucas terá voltado de São Paulo com sua aspiração política a todo vapor. O peão chega com ideias para melhorar a sociedade e propõe a criação de uma chalana-escola. Para esse projeto, chamará Irma para ser a professora das crianças.
Consternada e emocionada, Irma dirá para o rapaz que ele estará mudando todo o sentido da vida dela. A filha de Mariana (Selma Egrei) e o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), começam a se aproximar.
Irma e José Lucas devem se casar
Sem Trindade por perto, Irma e José Lucas se apaixonam. Caso o autor Bruno Luperi, mantenha o destino dos personagens à risca, como foi escrito pelo avô, Benedito Ruy Barbos, os dois terminam juntos e se casam. O responsável pelo roteiro de Pantanal não tem mudado o destino crucial dos personagens, apenas fazendo algumas adaptações.