Tenório contratará Solano, um matador de aluguel, para matar Tenório e seus três filhos. Nos próximos capítulos da novela Pantanal o jagunço começará a colocar o plano macabro em ação e fará sua primeira vítima: Zé Lucas.
O ex-caminhoneiro estará andando a cavalo pela mata quando será baleado e cairá, ficando entre a vida e a morte. O Velho do Rio aparecerá para ajudar o peão e conseguirá impedir que o pior aconteça.
Depois de algum tempo, já totalmente recuperado, Zé Lucas retornará à fazenda e contará ao pai que só está vivo por causa da intervenção do ancião. José Leôncio não acreditará em uma só palavra do que o filho dirá, pois o fazendeiro vive dizendo que o Velho do Rio não existe.
Neste momento Zé Lucas contará com o apoio de Jove, que também já esteve com a entidade e por mais de uma vez. O marido de Juma contará: “A minha vida já esteve nas mãos dele também. Como eu não iria acreditar?”
Os dois irmãos se unirão para falarem do Velho do Rio, mas José Leôncio não gostará nem um pouco desta conversa e sairá de perto. Jove perguntará a Zé Lucas qual é a opinião dele sobre o Velho do Rio e o ex-caminhoneiro dirá que ele deve ser um espírito.
O fotógrafo pensará por um breve momento e explicará que na opinião dele, o ancião deve ser uma ‘espécie de entidade’ e concluirá: “Como se fosse um encantando, sabe?”
José Leôncio só acreditará na existência do Velho do Rio quando morrer, já no final da novela Pantanal. O rei do gado finalmente ficará cara a cara com o pai em uma cena que promete emocionar o público.
