Desde que chegou na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal, Irma (Camila Morgado) tem vida de dondoca. A cunhada do fazendeiro nunca foi para a lida, nem ajudou Filó (Dira Paes) nos seus serviços de casa. Agora, esses dias de vida boa estão contados com o regresso de José Lucas (Irandhir Santos).
Depois de ficar mais de 20 anos desempregada, finalmente a ‘princesa’ de Trindade (Gabriel Sater) irá trabalhar e ter uma ocupação. O peão desenvolverá um projeto para acalmar as suas ambições políticas, chamando-a para atuar em conjunto com ele.
Irma vai trabalhar em Pantanal
José Lucas convidará Irma para ser professora em uma chalana-escola. Ele quer acalantar as suas aspirações políticas, despertadas no tempo em que ele passou em São Paulo. O ex-caminhoneiro esteve na capital paulista para se casar com Érica (Marcela Fetter), abandonando-a praticamente no altar.
O peão vai deixar a metrópole paulistana depois que ela confessou que foi manipulada pelos pais a não lhe contar que foi vítima de um aborto espontâneo. Após se deparar com a frieza do deputado Ibraim (Dan Stulbach), ele volta para as terras do pai e quer fazer mudanças nas terras pantaneiras.
Zé Lucas voltará encantado com o universo político e quer encontrar melhores oportunidades para a sociedade. É nessa ideia que entra a chalana-escola e o convite para Irma atuar como professora.
Irma fica emocionada com proposta de José Lucas
Inicialmente o peão pensa que isso pode ser alguma ousadia dele e ela questiona se é isso mesmo, um convite para ser professora de crianças. A ruiva gaguejará consternada com a situação e diz que o rapaz está mudando o sentido da vida dela.