O Velho do Rio costuma sair pelo Pantanal em forma de sucuri e com isso pode até atacar seus rivais, por exemplo, nesta última semana o ancião virou cobra e foi atacar Tenório quando ele voltava de barco da tapera de Juma.
A serpente ficou enrolada no remo e o grileiro deu um pulo do barco, respirando aliviado por ter conseguido escapar com vida. E nos próximos capítulos do remake da Globo, a entidade voltará a virar uma sucuri, desta vez para atacar Solano, um matador de aluguel contratado para exterminar a família de José Leôncio.
O criminoso acertará um tiro em José Lucas e começará a se preparar para ir atrás do próximo alvo. O personagem de Osmar Prado encontrará o peão ferido e conseguirá salvá-lo, mas ficará furioso.
Enquanto isso, Roberto começará a desconfiar que o pai está envolvido neste atentado contra o filho de José Leôncio e decidirá ir até à fazenda vizinha, para investigar por conta própria.
Com medo de que o rapaz descubra toda a verdade, Solano irá acompanhá-lo e os dois irão de barco, só que no meio do caminho a sucuri aparece para dar um bote no jagunço. O sujeito tentará se livrar da cobra e cairá dentro do rio.
Roberto estenderá a mão para ajudar Solano, só que acabará sendo puxado pelo bandido para dentro d’água. O matador de aluguel conseguirá voltar para o barco, mas deixará o jovem se afogar.
Só depois de algum tempo é que Solano puxa o rapaz para o barco e tenta reanimá-lo, mas como não consegue, joga o corpo no rio novamente e volta para a fazenda.
Nas cenas seguintes, o Velho do Rio aparecerá tentando ressuscitar Roberto, como se tivesse se arrependido de atacar Solano, pois se não tivesse feito isso, o jovem não teria morrido. O ancião não conseguirá ressuscitar o filho de Tenório e o grileiro ficará desesperado com a morte do filho.
