Sábado de luto: falece a atriz Claudia Jimenez, aos 63 anos

Humorista passou por pelo menos três cirurgias no coração, enfraquecido por causa da radioterapia para tratar um câncer no tórax.

PUBLICIDADE

Morreu no início da manhã deste sábado, 20 de agosto, a atriz Claudia Jimenez. Famosa por interpretar a Dona Cacilda, da Escolinha do Professor Raimundo, e Edileuza, no famoso Sai de Baixo, a atriz de 63 anos estava internada no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo informações do g1, Claudia passou por pelo menos três cirurgias no coração, que ficou fraco devido às sessões de radioterapia em combate a um câncer no tórax.

Claudia foi diagnosticada com um tumor maligno no mediastino, atrás do coração, em 1986 e chegou a ser desenganada pelos médicos, mas se curou da doença.

Mas as sessões de radioterapia acabaram lhe causando outro problema e pode ter afetado os tecidos do coração. Ela precisou fazer três cirurgias nos anos seguintes ao tratamento.

Em 1999, Claudia precisou botar cinco pontes de safena. Já em 2012, substituiu a válvula aórtica por outra. Em 2014 ela botou um marca-passo.

Carreira de Claudia Jimenez

Claudia nasceu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1958. Sua estreia no teatro aconteceu 20 anos depois, em 1978, na peça “Opera do Malandro”, de Chico Buarque, em que viveu a prostituta Mimi Bibelô.

Quem levou Claudia para a Globo foi o diretor Mauricio Sherman, em meados de 1980. Claudia participou da abertura do programa “Viva o Gordo”, de Jô Soares, e deu vida à insaciável Pureza, mulher de Apolo, do bordão “Ainda morro disso!”, em “Chico City”. “A Pureza só pensava em transar”, lembrou Claudia, em entrevista à “Folha de S.Paulo”.

Mas foi em 1990 que seu personagem mais marcante estreou na telinha. Com o famoso bordão “Beijinho, beijinho, pau, pau”, a Dona Cacilda, uma das alunas da ‘Escolinha do Professor Raimundo’ caiu na graça do povo.

Fãs e famosos utilizaram as redes sociais para lamentar a morte da atriz.