Em Pantanal, Renato (Gabriel Santana) mostrará que tem traços do comportamento do pai ao chamar um jagunço para tirar a vida de um dos personagens da trama adaptada por Bruno Luperi e exibida no horário nobre da Globo.
Renato começará a se interessar por Zefa (Paula Barbosa), principalmente depois que a empregada voltar a trabalhar na fazenda de seu pai Tenório (Murilo Benício). O rapaz, inclusive, chegará a assediar a moça por diversas vezes.
Entretanto, Zefa o rejeitará, pois está apaixonada por Tadeu (José Loreto). Ao perceber que não conseguirá nada com a doméstica enquanto o filho de Filó (Dira Paes) estiver por perto, o herdeiro de Tenório decidirá matar o rival.
A essa altura da novela, o grileiro já terá contratado um assassino de aluguel para tirar a vida de José Leôncio (Marcos Palmeira) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Renato aproveitará o jagunço e mandará que ele mate Tadeu a fim de conseguir ficar com Zefa.
“A gente podia dar conta desse serviço enquanto eles estão fora“, Renato irá sugerir. “De que jeito?“, perguntará Teodoro, o pistoleiro. “Começando pelo tal de Tadeu. Vamos dar fim nele nós dois?“, disparará o herdeiro de Zuleica (Aline Borges).
Em outro momento da trama, Tenório, que terá se mostrado um grande vilão desde o início, falará que não quer que Renato vire pistoleiro. O rapaz confessará então seu desejo por eliminar Tadeu, revelando seu amor por Zefa.
Vale destacar que Pantanal é uma novela originalmente de Benedito Ruy Barbosa e atualmente vem sendo adaptada por seu neto, que tem seguido praticamente todos os rumos da primeira versão da trama.
