O ex-mordomo Zaquieu (Silvero Pereira) começou em Pantanal para servir aos caprichos de Mariana (Selma Egrei). Depois de uma temporada no Rio de Janeiro fazendo todas as vontades da madame, ele está no bioma brasileiro na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), mas agora é um dos peões do rei do gado.
Ele sofreu muito preconceito na sua primeira chegada no campo, sendo criticado e caçoado pelos peões do fazendeiro, tanto que voltou para a cidade grande. Porém, depois de muita insistência, ele voltou, mostra que quer ser um peão valente e se aproxima de Alcides (Juliano Cazarré) em uma amizade que renderá momentos engraçados e até quentes.
Zaquieu tem reviravoltas em Pantanal
Depois que Trindade (Gabriel Sater) resolve ir embora de uma vez por todas da fazenda de José Leôncio, Jove (Jesuíta Barbosa) convencerá Tibério (Guito) a contratar o ex-mordomo como peão no lugar do antigo funcionário.
Após ter essa grande reviravolta em sua vida, Zaquieu fará uma proposta quente para Alcides, seu “professor” na fazenda. Ele oferece o quarto deles para que o amigo possa ter uma noite com Maria Bruaca (Isabel Teixeira). O peão e a ex de Tenório (Murilo Benício) vivem um amor ardente e que começou quando ela ainda era esposa do crápula.
Zaquieu passou por preconceitos em Pantanal
Quando Zaquieu chegou na fazenda de José Leôncio, com Mariana, ele foi muito criticado pelos peões da fazenda, inclusive por Tadeu (José Loreto), filho do dono. Os funcionários do rei do gado caçoavam dele por seu jeito “diferente” deles.
Apesar de enfrentar os peões de cabeça erguida, Zaquieu não quis mais passar por essas humilhações e resolver ir embora da fazenda. Mariana tem uma conversa séria com José Leôncio, conta tudo o que aconteceu. Ele tem uma conversa dura com seus funcionários de que não admitirá nenhum preconceito e traz o agora peão, de volta para as suas terras.