O encontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com o Velho do Rio (Osmar Prado) é um dos momentos mais aguardados da trama das 21h da TV Globo. Desde quando o pai do rei do gado “sumiu”, esse encontro ente eles na forma do encantado é bem esperado pelo público.
O ser místico é pai de Zé Leôncio, mas tem encontro mais frequente com o neto Jove (Jesuíta Barbosa. Apesar de sempre dar as caras na novela de Bruno Luperi, o protetor do bioma brasileiro nunca apareceu para o filho, até em uma foto ele surgiu apenas como um “clarão”.
Velho do Rio e José Leôncio cara a cara em Pantanal
O Velho do Rio só se mostra apenas para quem acredita que ele existe, no caso, Jove e Juma (Alanis Guillen). Em um dos momentos que está conversando com o neto, o encantado será surpreendido pela chegada repentina de Zé Leôncio.
Mesmo frente a frente, o rei do gado não conseguirá enxergar o pai, pois não acredita em sua existência. Essas cenas acontecem depois que Jove se arrepende por ter traído a confiança do avô e lhe pede perdão.
“Mas, se o senhor pudesse me perdoar, já seria um bom começo”, falará o aspirante a fotógrafo e agora administrador das propriedades do pai. “Tá certo, Joventino… Ocê tá perdoado”, dirá o homem, se transformando em uma sucuri. Nesse momento, Zé Leôncio passará com Tibério (Guito) de barco, vendo o filho na margem.
Jove mostra Velho do Rio para o pai em Pantanal
Jove ficará radiante com a presença do pai por ali e tenta apresentá-los: “Eu vim dar umas voltas, para esfriar a cabeça, e olha só quem eu encontrei… O Velho do Rio”, dirá o rapaz. José Leôncio não entende nada e pergunta do que é que ele está falando. O marido de Juma então pergunta ao avô como eles não o viram, recebendo como resposta que ele não saiu do lugar.