Juma é a protagonista da novela Pantanal, mas os telespectadores ficaram admirados por Maria Bruaca. A personagem da atriz Isabel Teixeira roubou a cena no folhetim exibido pela TV Globo e chama a atenção de quem assiste à novela.
Pantanal fez sucesso em 1990, quando foi exibida pela TV Manchete, e está repetindo o sucesso agora na Globo. O folhetim foi escrito por Benedito Ruy Barbosa, um dos maiores autores da história do Brasil. O remake tem supervisão de texto de Bruno Luperi, neto de Benedito.
Maria Bruaca chama a atenção dos telespectadores porque a história de vida da mãe de Guta é sofrida. Ela passou mais de 20 anos em um casamento abusivo, em que era enganada e humilhada por Tenório. O grileiro manteve uma outra família esse tempo todo.
Maria Bruaca se aproximou de Alcides, se envolveu com o peão e viu Tenório a expulsar de casa sem que pudesse levar nada. Maria passou a ter uma nova ao lado de Eugênio, na chalana, e passará por uma nova fase ao ir morar com Juma na tapera.
A ida para a tapera faz parte dos planos de Muda e Alcides para pegarem Tenório de jeito. A ideia é que o vilão vá atrás de Maria e a dupla possa matá-lo. Na tapera, o relacionamento de Muda e Juma chamará a atenção dos telespectadores.
Em um primeiro momento, Juma vai ser rude com Maria. Com o passar do tempo, as duas vão se aproximar e a relação de amizade e cumplicidade impactará os telespectadores. Maria vai admirar a força da filha de Maria Marruá. Juma está na tapera depois de ter se separado de Jove. A jovem-onça está grávida e se virando sozinha.