Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que a relação entre José Leôncio (Marcos Palmeira) e Tenório (Murilo Benício) nunca foi das melhores. Os dois fazendeiros até que mantém uma certa cordialidade entre eles, mas é nítido que um não nutre simpatia pelo outro e vice e versa.
Essa relação azedará de vez após José Leôncio abrigar em sua fazenda a ex-esposa de Tenório. No momento, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) está vivendo junto a Eugênio (Almir Sater) na chalana, mas Alcides (Juliano Cazarré) logo a convencerá a ir com ele para as terras do Rei do Gado, onde ele já está instalado como peão desde que saiu fugido da fazenda de Tenório.
Na propriedade de José Leôncio, Maria Bruaca será convencida a lutar por seus direitos. A mãe de Guta até contratará uma advogada para dar entrada em seu divórcio e assim ficar com a metade do patrimônio de Tenório.
Enfurecido, o grileiro malfeitor contratará um matador para dar cabo de sua ex-esposa e também de toda a família Leôncio. O primeiro a entrar na mira de Solano (Rafa Sieg) será José Lucas (Irandhir Santos), que ficará entre a vida e a morte ao ser baleado pelo capanga.
Quem irá intervir para evitar uma desgraça será o Velho do Rio (Osmar Prado), que mais uma vez aparecerá na hora exata em que um de seus netos agoniza. Se no início da trama a entidade salvou Jove (Jesuíta Barbosa) de perder a vida após ser picado por uma cobra, dessa vez o Velho resgatará José Lucas e cuidará dele até ele se recuperar totalmente do tiro.