José Leôncio se encherá de preocupação em Pantanal. O filho mais velho do fazendeiro, José Lucas, vai desaparecer. Zé Leôncio ficará preocupado e desconfiará de seu grande rival, Tenório. O problema é que o personagem de Marcos Palmeira não poderá fazer muita coisa.
José Lucas vai sumir sem deixar rastros. Diante da preocupação do pai e das pessoas que o cercam, os telespectadores saberão que o ex-caminhoneiro foi vítima de um atentado praticado por Solano e ficará muito mal. Zé Lucas só vai sobreviver graças a intervenção do Velho do Rio.
O guardião recolherá o corpo do rapaz e o levará para a tapera de Juma para cuidar dele. José Lucas vai ser bem tratado e ficará completamente recuperado. Só que mesmo assim o ex-caminhoneiro não dará o ar de sua graça e continuará sumido.
Sem saber de nada, José Leôncio ficará desesperado com toda a situação envolvendo o filho. Depois de um tempo com o Velho do Rio, José Lucas sairá dos cuidados do protetor do bioma com a decisão de entrar para a política. Este seria o curso do rio da vida do filho de Generosa.
José Leôncio se preocupa com o sumiço de José Lucas
José Leôncio não tem viva fácil em Pantanal. O fazendeiro tem que lidar com os problemas familiares envolvendo os filhos, pensar em sucessor na fazenda e cuidar para que Tenório não faça alguma coisa contra sua família. O sumiço de José Lucas será mais um momento de tensão na vida do rei do Pantanal. Somente quando o filho reaparecer é que Zé Leôncio vai se tranquilizar. Até lá, muitas emoções vão acontecer.