Juma sentirá algo diferente quando a mãe dela morrer pela segunda vez. Maria Marruá voltou após a morte em forma de onça e está sempre por perto da tapera para proteger a filha, mas, nos próximos capítulos, o felino será baleado e não resistirá.
A menina-onça estará conversando com Jove, mas levará um susto e dirá: “Mataram a mãe! A mãe num tá mais aqui… Matâro ela, Juventino… tirâro, ôtra veiz, a vida de Maria Marruá“.
Um dos filhos de Tenório é quem dará um tiro em Maria Marruá, em forma de onça, para salvar o pai. O Velho do Rio encontrará o animal sangrando e tentará ressuscitá-lo, mas não conseguirá, então fará um ritual de despedida. O ancião verá o espírito deixando o corpo do felino.
Algum tempo depois será a vez de Jove sofrer pela morte do pai. José Leôncio viajará até o Rio de Janeiro para uma consulta médica e será informado que tem um grave problema de saúde.
O médico recomendará uma cirurgia urgente, mas o fazendeiro decidirá voltar para casa e mentirá à família, dizendo que está tudo bem.
Filó, que estava morrendo de preocupação com o companheiro, irá respirar aliviada, sem saber que Zé Leôncio está mentido para poupá-la.
Não vai demorar muito para o fazendeiro morrer e virar o novo guardião do bioma, enquanto o Velho do Rio poderá se aposentar.

Jove e Juma, órfãos, ficarão juntos no final da novela Pantanal e terão uma menina. A protagonista descobrirá que o espírito de sua mãe está na criança e ficará feliz por saber que continuará podendo contar com a presença de Maria Marruá.
