A atriz Ana Hikari, que é funcionária da Globo, publicou um post nas redes sociais criticando a emissora por uma suposta abordagem racista em uma cena da novela Cara e Coragem, escrita por Claudia Souto. A moça compartilhou uma foto em que aparece os atores Marcelo Serrado e Paolla Oliveira, ao lado dos apresentadores Bruno de Luca e a ex-BBB Ana Clara, usando roupas e acessórios que fazem referência a cultura asiática.
Segundo Hikari, a empresa praticou yellowface (quando um ator branco interpreta um personagem asiático). Por meio do Twitter, a moça postou alguns emojis de palhaço e desabafou sobre o que pensa do assunto: “(esse emoticon é a minha foto do crachá de atriz contratada da casa cada vez que a empresa faz uns yellowface/whitewashing/abordagens racistas e eu tenho que fingir que está tudo certo)”, pontuou a protagonista da série Five.
Ana, está com 27 anos e é descendente de asiáticos. Ela ainda ressaltou que a crítica foi feita para a emissora, e não para nenhum ator ou atriz que estava na foto. A jovem argumentou que isso não se caracteriza como um ataque pessoal, pois, essa situação é muito maior do que qualquer questão individual.
Em seguida, muitos internautas concordaram com o pensamento exposto por Ana. Um seguidor chegou até a perguntar se não cabe ao ator fazer esse tipo de questionamento quando recebe o roteiro da gravação.
Depois de toda a polêmica sobre o assunto na web, a emissora decidiu cortar a cena que seria exibida no capítulo de ontem (6), e até então não se pronunciou de maneira oficial sobre o assunto.