José Leôncio estará dormindo quando começarem alguns disparos de arma de fogo em sua fazenda. Ele acordará assustado e crente que alguém resolveu caçar em suas terras, algo que ele não permite de forma alguma.
Nos próximos capítulos da novela Pantanal, o fazendeiro entrará em contato com o Ari, pedindo que ele avise ao IBAMA e até a Polícia Federal para que tomem providências imediatamente, pois precisa de ajuda para prender os criminosos.
Quando sair para ver o que aconteceu, o personagem de Marcos Palmeira irá se deparar com vários animais abatidos, muito sangue e perplexo, tentará entender o que foi que houve nas suas terras.
Agentes da Polícia Federal logo chegarão ao local e Zé Leôncio ajudará na localização e captura dos criminosos. Um dos policiais, após prender os caçadores, explicará: “Infelizmente a caça ilegal caminha de mãos dadas com a flexibilização na compra de armas de fogo e munição… Caçar animais silvestres é crime e eles sabem, mas acham bonito tirar foto para postar”.
Feliz com o resultado da operação, o fazendeiro comemorará afirmando que agora os criminosos só vão poder postar fotos deles atrás das grades.
O que José Leôncio não sabe é que a paz não vai durar muito tempo na região, pois um de seus funcionários será castrado. Tenório colocará seu plano de vingança contra Alcides em ação em uma cena forte.
E não termina por aí, já que tempo depois o peão arma uma emboscada para o ex-patrão e acerta uma lança no peito do crápula, que terá o corpo arrastado pelo Velho do Rio em forma de sucuri gigante.
