Maria Bruaca será expulsa da fazenda por Tenório, nos próximos capítulos da novela Pantanal e sem ter para onde ir, acabará aceitando a ajuda de Eugênio, indo trabalhar com ele na chalana.
Pouco tempo depois, ela verá o grileiro com Zuleica e amaldiçoará os dois. “Eu não tenho marido. Nunca tive. Tive dono. Marido, nunca na vida”, dirá a mãe de Guta, revoltada com a forma como foi tratada por anos pelo vilão.
Em breve Zuleica irá para o Centro-Oeste, morar na fazenda de Tenório, o que deixará Bruaca revoltada e ela chegará a atirar na rival. A dona de casa errará o tiro, quase acertará o vilão e ele perderá a cabeça.
Furioso, o grileiro escorraçará a mulher de casa, chegando a pedir Eugênio para dar uma carona a ela. O personagem de Almir Sater atenderá o pedido do vilão e quando perguntar a Bruaca para onde ela deseja ir, a dona de casa simplesmente responderá que não tem amigos ou familiares próximos.
Com pena da mulher, Eugênio irá propor que Maria Bruaca o ajude nas vendas e em troca terá comida e moradia em sua chalana. Ela aceitará o trabalho e tentará recomeçar a vida, passando a ser conhecida por todos como Maria Chalaneira.
Bruaca será uma ótima funcionária e Eugênio estará satisfeito com a funcionária, porém, quando ver Tenório e Zuleica na beira do rio esperando a embarcação, a mãe de Guta decidirá passar direito.
Eugênio ficará surpreso com a atitude da funcionária e dirá que tinha gente esperando pela chalana, mas Bruaca responderá: “Eu passei uma vida inteira esperando. Eles que esperem um pouco mais”.
A Globo decidiu mudar o final de Tenório na novela Pantanal, o vilão travará uma briga com Alcides e depois será arrastado pelo Velho do Rio, em forma de uma sucuri gigante.