Tenório (Murilo Benício) é um dos personagens mais marcantes de Pantanal. O grileiro é marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e tem outra família com Zuleica (Alines Borges), possuindo uma grande propriedade no bioma brasileiro.
Após descobrir que uma de suas mulheres o está traindo com Alcides (Juliano Cazarré), ele vê outros momentos cruciais acontecendo com seus familiares, sendo que um deles o deixará completamente desnorteado e ele pensa até em atentar contra a própria vida.
Filhos de Tenório vão para a cama em Pantanal
Guta (Juliana Dalavia) e Marcelo (Lucas Leto) vivem uma grande paixão na trama de Bruno Luperi. Eles se apaixonaram sem saber que eram filhos do mesmo pai. Ao descobrir que são irmãos, eles colocaram fim a esse amor avassalador e sofrem por não poder se aproximar mais.
Zuleica vai morar na fazenda de Tenório, após ser expulsa de sua casa. Ela começa a ver o amor latente que há entre os dois e, enfim, revela toda a verdade. A enfermeira conta que foi vítima de abuso por um médico e que desse ato ficou grávida de Marcelo. Ao ficar sabendo disso, Guta corre para os braços do grande amor da sua vida e eles vão para a cama.
Filho de Tenório morre afogado
Além de descobrir que um de seus herdeiros não é seu filho biológico e que sua filha ficará grávida dele, Tenório vivenciará uma grande dor, a perda de um filho. Roberto (Cauê Campos) morrerá afogado ao cair no rio.
Nos próximos capítulos de Pantanal, Solado (Rafa Sig), descobrirá que o filho do grileiro sabe que foi ele quem atirou em José Lucas (Irandhir Santos) a mando do próprio Tenório. Por isso, tirará a vida do garoto, jogando o na água, mas conta para o mandante que o rapaz foi engolido por uma sucuri. A vida de Tenório virará um inferno e ele ‘come o pão que o diabo amassou’ ao ver o filho perder a vida. Ele fica fora de si, tenta se jogar na água, mas seus outros filhos o impedem.