Os próximos capítulos de Pantanal reservam uma grande perda para Tenório (Murilo Benício), pois ele sofrerá a dor da perda de um filho. O ator e seu colega de elenco, Cauê Campos, que dá vida a um de seus filhos, já gravaram as cenas de despedida.
As cenas em que os atores filmaram os momentos finais de Roberto, exigiram muito dos profissionais, como alguns dublês. Foram necessárias mais de oito horas seguidas por dia de trabalho, em um local que fica em Seropédica (RJ), na qual é reproduzida uma imagem do bioma brasileiro.
Filho de Tenório falece em Pantanal
Um dos filhos do grileiro, Roberto, perderá a vida afogado. Tenório terá a pior das reações ao ver que seu herdeiro faleceu, entrando dentro da água fora de si. O pistoleiro que assassinou Roberto avisará ao grileiro que o seu filho foi puxado para o fundo do rio por uma cobra sucuri. Tenório pegará um barco e, acompanhado de Marcelo (Lucas Leto) e Renato (Gabriel Santana), partirá para o rio.
O marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) entrará em pânico e bradará ao chegar ao local: “Ela não pode ter levado o meu filho embora de mim… não pode”, falará em desespero. Marcelo lhe diz que não vão conseguir achar o rapaz, pois o corpo ficará submerso na água.
Tenório irá em direção à água, visivelmente segurando seu choro e berrará expressando toda a sua dor pedindo para que o filho volte para ele. “Por que tinha que acontece uma coisa dessa? Por que, meu Deus? Por quê? Volta para casa, Roberto… Volta para mim, filho… Volta pra mim”, gritará o grileiro.
Tenório reage a morte do filho em Pantanal
Após o óbito do filho ser constatado, Tenório tem a pior das reações e tenta atentar contra a própria vida, indo em direção ao rio para se afogar. Seus dois filhos presenciarão a cena, sentirão pena do pai e o impedirão de cometer tal ato.