Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que José Lucas (Irandhir Santos) não está conseguindo mais esconder sua paixão por Juma (Alanis Guillen), mulher de seu irmão. O problema é que, nos próximos capítulos da trama, o ex-caminhoneiro irá perder a cabeça, colocando em risco até a vida de seu próprio avô.
O peão passará por cima das ordens de Jove (Jesuíta Barbosa) e irá até à tapera da menina-onça, com a intenção de tomá-la à força. Transtornado, o primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira) insistirá para ganhar um beijo de Juma, que lhe negará e pedirá para que ele vá embora.
Com a negativa, o peão ficará ainda mais fora de si e, assim como o falecido Levi (Leandro Lima) fez com Muda (Bella Campos), ele ameaçará colocar a mulher de seu irmão em sua garupa, quer ela queira, quer não. Nesse momento, José Lucas enfrentará pela primeira vez a fúria de Maria Marruá (Juliana Paes), que voltará em sua forma de onça para proteger sua cria do abusador.
Outro personagem que aparecerá de repente para evitar uma desgraça é o Velho do Rio (Osmar Prado), avô de José Lucas. A entidade chegará a tempo de acalmar a onça, mas José Lucas seguirá com sangue nos olhos e ameaçará o avô, apontando para ele o seu facão.
O Velho do Rio, no entanto, conseguirá fazer o neto recobrar sua consciência. Mais calmo, após algumas palavras da entidade que cuida do bioma, José Lucas ficará envergonhado pela situação criada, montará em seu cavalo e retornará para a fazenda de seu pai.