O Programa do Ratinho está no ar no SBT desde o final dos anos 90 – neste período, a atração ficou um tempo em off. Comandado por Carlos Massa, o Ratinho, o programa costuma ser vice-líder de audiência. Longe dos melhores momentos, dificilmente a atração alcança a liderança.
Antigamente, Ratinho costumava comemorar quando o seu programa chegava ao primeiro lugar. Normalmente, a festa contava com os participantes da atração e com a banda tocando a tradicional vinheta do Jornal Nacional. Apesar do sucesso de antes, foi na noite desta terça-feira (5) que o Programa do Ratinho alcançou um feito histórico.
Exibido entre 23h56 e 00h47, logo depois da transmissão da partida entre Boca Juniors e Corinthians pela Copa Libertadores da América, o programa liderou a audiência em São Paulo. Ratinho, que exibiu o game Gol Show com a presença do ídolo corintiano Marcelinho Carioca, aproveitou da audiência do jogo.
O Programa do Ratinho venceu a Globo por 9,4 a 7,3 pontos de audiência na Região Metropolitana de São Paulo, principal mercado publicitário do país. Foi a primeira vez na história que o Programa do Ratinho terminou em primeiro lugar na média de audiência.
Entre 23h56 e 0h17, o Programa do Ratinho venceu o Profissão Repórter por 11,9 a 7,5 pontos. Contra o Jornal da Globo, logo depois, a vitória se deu por 7,6 a 7,2. Mais uma vez, o futebol mostrou sua força. Na próxima fase, o SBT pode ter audiência ainda maior com o possível confronto entre Corinthians e Flamengo. O Mengão decide vaga nas quartas de final contra o Tolima, nesta quarta-feira (06/07), no Maracanã.