Em Pantanal, Maria Bruaca não imaginava que ao pedir uma empregada para Tenório, estaria colocando em risco a sua própria pele. Após descobrir a traição do marido, a dona de casa está em dúvida se quer levar uma vida livre ou se irá perdoar o grileiro. Por conta disso, Maria Bruaca precisa ficar atenta nos passos de Zefa, que já está desconfiada da patroa.
Maria Bruaca estará com um semblante triste quando escutará o barulho do motor do avião de Tenório deixando o bioma. A interiorana, que se relacionou pela primeira vez nos últimos capítulos da novela, falará de sua relação com o marido antes de descobrir que ele tinha outra família em São Paulo.
Na ocasião, Maria Bruaca dirá que conversava muito com o grileiro, mas que após descobrir a infidelidade, nada mais fazia sentido. A filha do casal dirá para mãe pedir o divórcio, pois para ela, o casamento dos pais chegou ao fim.
Durante a conversa, a interiorana contará que o fazendeiro está falido e que não tem dinheiro para bancar as duas famílias. “Quando tô ino com a farinha, ele vem vindo com o fubá!”, dirá a dona de casa. Indignada, Guta dirá querer entender o motivo pelo qual ela continua casada com o crápula.
Sem hesitar, Maria Bruaca surpreenderá Zefa e Guta ao dizer que perdoaria o marido, caso ele deixasse a outra esposa. A engenheira ficará irritada com a revelação da mãe e a incentivará a pedir o divórcio para Tenório. A dona de casa, por sua vez, dirá que pediu para o marido decidir com quem ele ficará.
No entanto, após a conversa, Maria Bruaca irá atrás de Alcides para tentar seduzi-lo. O peão pedirá para a patroa não o provocá-lo, pois ela é casada. “E daí? Cavalo amarrado num pasta? Pois égua amarrada também pode pastar”, dirá a dona de casa.
O capataz dirá que tem medo de que alguém flagre os dois e conte para o grileiro. A interiorana tentará acalmar Alcides e dirá que ninguém precisa saber do caso dos dois. Logo em seguida, Zefa irá atrás da patroa e a pegará no flagra.
