Em Pantanal, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) descobriu no capítulo da última quinta-feira (19/05) que foi traída a vida inteira por seu marido Tenório (Murilo Benício). Após a infeliz descoberta, a personagem mudará totalmente de rumo na trama e terá dois amantes: Alcides (Juliano Cazarré), que trabalha justamente para o seu marido como capataz, e Levi (Leandro Lima), peão da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira).
Os dois amantes, no entanto, sofrerão bastante por conta da ira de Tenório, que descobrirá as traições da esposa já na reta final da novela da TV Globo, que é um remake da clássica exibida pela extinta Manchete em 1990.
Na versão original, escrita por Benedito Ruy Barbosa, uma cena em especial chocou os telespectadores da época. Tenório castrou Alcides ao descobrir que seu capataz era amante de sua esposa. Muito se discutiu se essa cena iria ao ar no remake da TV Globo, mas segundo informações do site Observatório da TV, a cena em questão já foi até gravada e irá sim ao ar.
Levi também não escapará da ira do marido traído. Antes de castrar Alcides, Tenório mandará seu capataz matar o peão de José Leôncio. Levi fugirá de Alcides e irá se esconder na tapera de Juma. Em sua fuga o peão tentará sequestrar Muda, mas será contido por Tibério, que nutre um sentimento pela moça.
Tibério entrará em uma luta corporal com Levi, que levará a pior. Após ser golpeado por Tibério, o peão cairá no rio e será devorado pelas piranhas.
No último capítulo, Alcides se vingará de sua castração matando seu patrão Tenório.