Nos próximos capítulos de Pantanal, Jove (Jesuita Barbosa) ensinará Juma (Alanis Guillen) a ler, o que estreitará a relação dos dois diretamente. Tudo acontecerá após ele encontrar uma cartilha na tapera da selvagem. Juma explicará que pertencia aos seus irmãos e a própria mãe, Maria Marruá (Juliana Paes), guardou para ela.
Intrigado, Jove perguntará à mulher-onça se ela é capaz de ler o que está escrito. Ela, porém, responderá que não. Explicará, ainda, que somente o pai sabia, mas acabou morrendo enquanto ainda era uma criança e não foi possível ensiná-la. Maravilhado, ele questionará como alguém, nos tempos modernos, pode ser criado dessa maneira, à parte da sociedade, como se fosse um bicho.
Juma entenderá como uma ofensa e repreenderá Jove. “Eu não sou bicho“, falará ela, bastante irritada. O menino da cidade, então, dirá que ela não precisa agir feito uma onça. Aproveitando a deixa, Jove mostrará carinho e afeto à selvagem, ressaltando que ela o ajudou muito. Ainda, dirá que pode auxiliá-la a aprender como ler e escrever.
Jove é aterrorizado por Maria Marruá em Pantanal
Antes do momento a dois, Jove viverá poucas e boas na tapera. Isso porque o jovem, após deixar a fazenda do pai, José Leôncio (Marcos Palmeira), pegará um barco, atravessará o rio e solicitará abrigo na tapera de Juma. Apesar de relutante, inicialmente, ela concordará e permitirá que o filho do fazendeiro fique em um dos quartos.
No entanto, na primeira noite, o rapaz será aterrorizado pelo som de uma onça se aproximando da mata. Assustado, ele gritará, alertando a jovem. “A onça é minha mãe”, revelará ela, tentando tranquilizar o rapaz, que estará completamente assustado em Pantanal.