Nos próximos capítulos de Pantanal, o Velho do Rio irá se transformar em uma sucuri para subir na canoa em que José Leôncio estará. Debilitado após levar um tiro o Velho irá se transformar para se esconder em uma embarcação no meio do curso d’água.
Durante o percurso, o peão perceberá a presença da sucuri na canoa e por mais que ele tentasse, José Leôncio não irá conseguir desviar o olhar como se estivesse enfeitiçado nos olhos da cobra. Ainda neste mesmo capítulo, Muda irá atirar contra o avô de Jove (Jesuíta Barbosa) ao tentar acertar a onça que teria supostamente encarnado o espirito de Maria Marruá (Juliana Paes).
Muda se recusa a prestar socorro e a entidade acaba sendo salvo por um misterioso peão. Na beira da morte, o Velho do Rio não irá se importar tanto assim em descobrir que o vaqueiro fez um pacto com o diabo em pessoa.
O Velho do Rio é resgatado
O Velho fechará um acordo com o forasteiro para que a bala seja arrancada de seu peito, em uma cirurgia improvisada na ponta da faca. Trindade (Gabriel Sater) irá se afastar para lhe pegar um pouco de água e na volta não irá encontrá-lo.
Trindade apenas vera a maior sucuri que já havia visto em toda sua vida, entrando no matagal. Impressionando com a cobra, Trindade não se aguenta com a boca fechada e logo a história chega aos ouvidos de Tadeu (José Loreto).
Como se Tadeu não gostasse de uma fofoca, o peão não só irá contar a história como irá levar o próprio violeiro para conversar com José Leôncio. O peão não irá acreditar na história que acaba de ouvir.
José Leôncio ficará de queixo caído com o tamanho da sucuri
Ao ver com seus próprios olhos o tamanho da cobra, José Leôncio ficará de boca aberta. Enfeitiçado pelo tamanho do animal nadando nas margens do rio, José Leôncio irá contratar trindade para acompanha-lo em suas comitivas, que ficarão ainda mais endiabradas.