Recentemente, Bárbara Evans comoveu sua legião de seguidores nas redes sociais após desabafar sobre uma noite difícil que passou com Ayla, sua filha recém nascida. A modelo contou publicamente que não conseguiu passar a noite bem porque a pequena estava com o ducto lacrimal entupido.
“A Ayla ficou super estressada, irritada com o ducto entupido. Muito. Vocês não têm noção. Foi de partir o coração. Ela chora e eu choro junto. Nossa, ela passou a noite toda no peito comigo. Já fiz a massagem, a médica já olhou e está tudo certo, não é conjuntivite. Vocês me falaram que demora para passar né”, foi a declaração de Bárbara em seu perfil no Instagram. Instantaneamente, muitas seguidoras recomendaram que a modelo fizesse uso do leite materno nos olhos da bebê. Os mais antigos acreditavam que há capacidade de cura para inflamações oculares, nas primeiras semanas de vida, em relação aos olhos dos bebês.
Não se sabe se Bárbara Evans ouviu as seguidoras a respeito do conselho dado, mas outra famosa já havia gerado polêmica, anos antes, por dizer que adotava a prática de passar leite materno nos olhos dos bebês. Gisele Bündchen em entrevista antiga, mencionou que adotou a prática com os 2 filhos.
Médicos fazem alerta e dividem opiniões
Nem mesmo os médicos estão totalmente fechados em um consenso a respeito da eficiência de passar leite materno nos olhos de recém nascidos, mas reconhecem que antigamente, isso era algo muito comum.
Em uma pesquisa na internet, é fácil encontrar matérias de profissionais tanto defendendo a prática, quanto os mais céticos.
A melhor recomendação é a mesma, sempre que possível, buscar auxílio médico profissional.