A autora Lygia Fagundes Telles faleceu aos 98 anos em São Paulo, na manhã deste domingo (03). Um ícone da literatura nacional, sendo uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos, ela integrava a Academia Brasileira de Letras desde 1985, recebendo as maiores honrarias possíveis na língua portuguesa: os prêmios Jabuti e Camões.
De acordo com informações repassadas por Juarez Neto, da ABL, Lygia faleceu em casa, de causas naturais. Ela nasceu na cidade de São Paulo, tendo passado a infância no interior do estado. Voltou para a capital na adolescência onde terminou os estudos e ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na USP.
Falece Lygia Fagundes Telles, aos 98 anos
Ao logo de sua vida de autora, publicou obras importantes e fundamentais para a literatura nacional. Ela era autora dos romances Ciranda de Pedra (1954), As Meninas (1973), entre outros. Também tem dezenas de contos publicados, como Seminário dos Ratos (1977) e seu livro de memórias e contos, A Disciplina do Amor (1980).
Leitores prestam homenagens a Lygia Fagundes Telles
Com tristeza soube da morte da escritora Lygia Fagundes Telles, aos 98 anos. Lygia escreveu Ciranda de Pedra, ambiente e personagens que tenho muito carinho. Meus sentimentos a família, amigos e leitores. O Brasil perde uma grande mulher!
— Vacinada vota LULA 1️⃣3️⃣ ⭐️❤️ (@irakerly) April 3, 2022
Diversos leitores utilizaram as redes sociais para externar a tristeza pela perda da autora. “Com tristeza soube da morte da escritora Lygia Fagundes Telles, aos 98 anos. Lygia escreveu Ciranda de Pedra, ambiente e personagens que tenho muito carinho. Meus sentimentos a família, amigos e leitores. O Brasil perde uma grande mulher!”, escreveu esse internauta.
https://twitter.com/eldercf/status/1510627939091689482
“Me lembro de ler os primeiros contos da Lygia Fagundes Telles ainda na escola. Fica sua obra e o seu legado”, relembrou esse leitor sobre a literatura da autora em tempos de colégio, pontuando sua obra e legado.
A perda de Lygia Fagundes Telles é enorme para a literatura brasileira. Seus textos são de uma profundidade enorme. ♥️
— Hector Oliveira (@hovieira) April 3, 2022
Esse internauta destacou a importância da autora e de suas obras: “A perda de Lygia Fagundes Telles é enorme para a literatura brasileira. Seus textos são de uma profundidade enorme”.