A esposa do ginecologista Renato Kalil, a nutricionista Ilana Kalil, foi encontrada morta em sua casa, localizada em São Paulo, na madrugada de segunda-feira, 14. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou a informação. A equipe do médico, por sua vez, optou por não comentar sobre o caso e, por isso, não forneceu mais informações. Ilana, de 40 anos, deixou duas filhas, frutos do seu casamento com o ginecologista.
O nome de Renato Kalil repercutiu no fim do ano passado, quando ele foi acusado de violência obstétrica pela influenciadora digital Shantal Verdelho. A partir disso, outras pacientes também denunciaram o médico por situações semelhantes. Ele nega as acusações, mas sete pacientes e funcionárias do médico denunciaram abusos sexuais ou violência obstétrica.
Vale lembrar que, na época em que o obstetra começou a ser duramente criticado nas redes sociais, Ilana chegou a defender o marido na web. As circunstâncias da morte da nutricionista estão sendo investigadas e, até o momento, não há indícios de crime.
Quem é Renato Kalil
Ginecologista há mais de 35 anos, Renato Kalil já esteve à frente de mais de 10 mil partos. Atualmente com 60 anos, ele é investigado pela Polícia Civil e ainda pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).
Kalil se tornou alvo de investigação após o vazamento de um áudio de Shantal, no qual ela acusou o profissional de violência obstétrica, que teria acontecido durante o parto de sua segunda filha, Domênica.
A segunda filha de Shantal nasceu em um procedimento realizado no Hospital e Maternidade São Luiz, localizado na capital paulista, em setembro do ano passado. Depois disso, a famosa disse ter sido “rasgada pelas mãos” e até xingada pelo médico durante o procedimento.