No dia 05 de setembro, quinta-feira, no SBT, no capítulo de Abismo de Paixão, Carmen é chantageada por Ramiro.
Ainda no capítulo de Abismo de Paixão, Augusto ameaça procurar outro juiz para realizar seu casamento com Carmen. Indignado, padre Guadalupe tenta descobrir como Carmen conseguiu convencer seu cunhado a se casar com ela.
Não querendo ficar longe um do outro, Damião e Elisa tomam a decisão de fugir da cidade. Tentando seduzir Augusto, Carmen é rejeitada por ele. Posteriormente, gritando com Elisa, Almerinda acusa a jovem de ser a responsável pelo desaparecimento de seu filho.
Ramiro entrega Elisa e Damião
Augusto, ao chegar, expulsa Almerinda de sua casa. Logo depois, Damião e Elisa são escondidos, mas Paloma, ameaçada por Ramiro, acaba entregando o paradeiro deles. Após abraçar o filho, Almerinda esbofeteia Elisa.
Mais tarde, ofendendo sua mãe, Damião alega que nunca perdoará o que ela fez com sua amada. Augusto, tentando provar para si mesmo que não foi traído pela esposa, questiona o padre para saber da verdade.
Carmen manipula Augusto
Carmen, tentando fazer Augusto acreditar que foi traído, alega que sua irmã não levou nenhuma roupa, pois sabia que Rogério lhe daria tudo novo. Em agradecimento a Ramiro, Almerinda demite Lucio e nomeia o homem novo administrador de sua empresa.
Vários meses se passam. Augusto insiste para levar Carmen ao médico, mas ela não quer. Ramiro chantageia Carmen, alegando que vai contar a verdade para Augusto, caso ela não lhe dê a casa que Rogério colocou em seu nome.
Sem medo das ameaças de Ramiro, Carmen alega que o matará se ele contar alguma coisa. Posteriormente, ao correr para agredir Elisa, Carmen acaba se desequilibrando e caindo na piscina.