Eliezer está com herpes no confinamento do BBB22. Todavia, a situação médica não foi empecilho para que o brother continuasse se relacionando com outras participantes do reality show. Mesmo com as recomendações vindas da equipe médica, continuou beijando Maria, beijou Natália e, ainda por cima, tentou se aproximar de Jessilane.
Por meio das redes sociais, o médico Drauzio Varella, um dos principais influenciadores digitais do país no quesito da saúde, deu uma verdadeira bronca em Eliezer por conta da falta de cuidado. Segundo ele, uma pessoa com herpes não poderia beijar outra pessoa, tendo em vista o risco causado.
Não. Não pode beijar com herpes e é preciso ter alguns cuidados com a ferida”, publicou Drauzio Varella por meio de seu perfil pessoal no Twitter. Com o texto veio uma foto do médico olhando para a tela do computador e fazendo um semblante de preocupação.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 67% da população mundial com menos de 50 anos possui o vírus herpes labial. Na ampla maioria dos casos, a existência do agente é assintomática. No Brasil, os números são ainda maiores, chegando à casa dos 90%. O beijo é uma das principais formas de transmissão, sobretudo quando a infecção está ativa, como no caso de Eliezer, apresentando feridas abertas na boca.
Existe, ainda, o herpes genital, causado por outro tipo de vírus: o HSV-2. Ao contrário do que temia Eliezer, não há possibilidade da herpes labial ir parar na genitália, uma vez quando são dois tipos distintos de agentes.