Wellington Camargo, irmão de Zezé e Luciano, opera a coluna e sonha voltar a andar com exoesqueleto

Irmãos dos cantores Zezé di Camargo e Luciano se internou em SP e passou por cirurgia.

PUBLICIDADE

O cantor gospel Wellington Camargo é irmão de Zezé e de Luciano. Na infância, Wellington sofreu poliomielite e desde então nunca mais andou. O cadeirante ficou conhecido em todo o Brasil no fim dos anos 1990, quando foi sequestrado.

A família teve que pagar o resgate. Wellington já contou diversas vezes que sofreu com pesadelos relacionados ao sequestro. O episódio pavoroso ficou no passado. Em 2020, ele tentou vaga de vereador na cidade de São Paulo, mas não foi eleito.

Wellington Camargo tem um sonho: voltar a andar. No momento, o cantor está internado em um hospital da AACD, em São Paulo. No sábado (29), ele passou por cirurgia para correção de uma escoliose. A doença provoca curvatura lateral na coluna vertebral. A previsão é de que o artista tenha alta hospitalar no fim de semana.

Wellington, que é casado com uma cantora gospel 26 anos mais jovem do que ele, planeja comprar um exoesqueleto. O objetivo do cantor será ficar de pé cerca de oito horas por dia. O exoesqueleto é um componente moderno, que tem sido usado por algumas pessoas ao redor do mundo.

O aparelho funciona com a ajuda do cérebro e já ajudou até tetraplégicos (pessoas sem movimento do pescoço para baixo) a andar. Em 2020, a Universidade de São Paulo (USP) criou um exoesqueleto para auxiliar vítimas de AVC. Nos Estados unidos, a venda de exoesqueleto é permitida para uso clínico e pessoal. No Brasil, algumas empresas iniciaram a venda. O valor do produto é salgado, mas menor do que o que se tinha há alguns anos.