Doença de Fernanda Young pode matar em minutos, segundo especialistas

PUBLICIDADE

A atriz e escritora Fernanda Young morreu na madrugada deste domingo (24), por conta de uma crise de asma que foi seguida de uma parada cardíaca. A doença da artista e a causa de sua morte acende uma luz de alerta em outras pessoas que tem doenças respiratórias crônicas. As enfermidades classificadas por esse tipo são as incuráveis.

Cláudio Ambrósio é um médico pós-graduado em imunopatologia e em uma entrevista comentou sobre este assunto, ressaltando que essa doença é incomum na faixa da idade de Fernanda, desde que seja controlada através de um bom tratamento. Quem é acometido por asma tem uma gravidade maior se não tomar os medicamentos corretamente, ou ainda, pegam uma gripe ou infecção no sistema respiratório.

Ambrósio comenta ainda que quem tem essa doença sofre mais no momento da expiração do que da inspiração, o que causa um sobrecarga no pulmão e também no coração, que por precisar de oxigênio para funcionar, pode ter uma interrupção nessa função em uma crise asmática.

Sintomas da asma

Eduardo Gomes de Almeida, otorrinolaringologista, foi outro médico entrevistado que alertou sobre os principais sintomas da doença que são a falta de ar, o chiado nos pulmões e tosse. O especialista diz ainda que os cuidados com a asma devem começar muito cedo, desde a fase pediátrica, com um acompanhamento rotineiro, pois o problema pode piorar com o passar dos anos.

O doutor finaliza a entrevista falando que algumas pessoas com reações alérgicas podem estar sofrendo de asma e não sabe. Ele menciona que há alguns agravantes para a doença como gripe, resfriado e estresse emocional.

Asma pode matar em poucos minutos

De acordo com médicos especialistas que foram entrevistas pelo porta de notícias da Folha, asma é uma doença muito séria que pode causar consequências graves e que pode matar em poucos minutos, se não haver o tratamento correto.