Quem é Wilson Koressawa? Ex-juiz que pediu a prisão de William Bonner por causar epidemia e por envenenamento

Atualmente, Koressawa é advogado ativo com inscrição na Subseção de Taguatinga, da Ordem dos Advogados do Brasil.

PUBLICIDADE

Na última semana, o nome de William Bonner foi envolvido em mais uma polêmica. O apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional teve a prisão solicitada pelo ex-juiz Wilson Koressawa. De acordo com o site Metrópoles, Wilson, que hoje atua como advogado, afirmou no pedido que o apresentador incentivaria a vacinação contra a Covid-19.

Além disso, o ex-juiz defendeu que Bonner incentivaria pessoas a cometerem suicídio, seria responsável por causar uma epidemia e por envenenamento de substâncias. Wilson Koressawa é conhecido por uma série de polêmicas em meio ao judiciário. Ele já chegou a pedir a prisão de 40 autoridades.

O ex-juiz passou para o concurso para magistrado nos anos 90, mas pediu exoneração em cerca de seis anos. Posteriormente, Wilson se mudou para Brasília sendo nomeado como Promotor de Justiça, em que atuou por cerca de 15 anos, se aposentando definitivamente por invalidez no ano de 2011. Hoje, o ex-juiz atua como advogado.

No último domingo (16), a juíza do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, láucia Falsarella Pereira Foley, negou o pedido de Wilson. “Como fundamento, [o autor] reproduz teorias conspiratórias, sem qualquer lastro científico e jurídico, esvaziando seu texto em mera panfletagem política“, ressaltou a magistrada.

Segundo o portal Metrópoles, Koressawa é conhecido por movimentar a máquina judiciária se baseando em teorias conspiratória e fake news. Em 2020, o ex-juiz processou os ministros do STF alegando que os mesmos estavam conspirando para destituir o presidente Jair Bolsonaro do cargo.