O presidente Jair Bolsonaro (PL) nunca escondeu de ninguém que não se dá bem com a TV Globo. Desde antes de ser eleito, em 2018, Bolsonaro já fazia diversas críticas à maior emissora do Brasil. A relação ficou ainda mais acirrada durante a campanha eleitoral.
Antes das eleições, o Jornal Nacional entrevistou os principais candidatos à presidência. Jair Bolsonaro causou polêmica ao ficar frente a frente com William Bonner e Renata Vasconcellos. O então candidato chegou a citar a separação de Bonner e de Fátima Bernardes durante a conversa.
Na quarta-feira (12), em entrevista ao jornal Gazeta Brasil, Bolsonaro lançou um desafio à emissora da família Marinho. “TV Globo, me entreviste ao vivo”, disse o presidente. Bolsonaro também pediu que o canal pare de contar mentiras sobre o governo federal.
Bolsonaro confirma presença no debate da Globo
Em outubro, haverá eleição presidencial. A Globo costuma organizar os debates dias antes do primeiro e do segundo turnos. Bolsonaro confirmou que pretende ir a todos os debates. O atual presidente possivelmente disputará a reeleição contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva e contra outros nomes, como Ciro Gomes, Sergio Moro e João Doria.
Os debates presidenciais da Globo são mediados pelo apresentador do Jornal Nacional William Bonner. Em outubro, também haverá decisão sobre a renovação ou não da concessão da Globo. Os canais da TV aberta são concessões públicas e precisam de autorização do governo para funcionar. A decisão de encerrar ou renovar uma concessão não passa apenas pelo presidente.